Após uma forte chuva atingir a maior parte de Belo Horizonte e sua região metropolitana na noite desta sexta-feira (30), seis das nove regionais da capital entraram em alerta para risco geológico, o que deverá durar pelo menos até o dia 2 de janeiro. Em algumas regiões da cidade, foi registrado 25% de toda a chuva esperada para o mês em um intervalo de apenas 2h.
onforme o alerta emitido pela Defesa Civil de BH, as regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste, Oeste e Nordeste estão sob risco forte, após registrarem mais de 70 mm em 72h. Já a regional Centro-Sul está sob alerta de risco moderado, por ter recebido 50 mm em 48h. Somente as regionais Barreiro, Norte e Leste não estão sob o alerta.
O órgão explicou ainda que o alerta terá duração até o segundo dia do ano por existir possibilidade de “novas chuvas para as próximas 48h”. Por isso, a população deve ter “atenção máxima” no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidado com quedas de muros, deslizamento e desabamentos.
“Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193)”, alerta.
Confira abaixo como identificar se deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário