E como passageiro deve proceder diante dessa situação? Quem estiver no aeroporto no dia da greve, o que que pode fazer pra evitar prejuízos? Quais são os seus direitos? Para responder essas questões, a reportagem conversou com o advogado especialista em Direito do Consumidor Lucas Monteiro de Barros.
“Há grande receio dos viajantes é o que fazer e como agir em virtude dessa greve. Mas, é tudo muito simples: a primeira informação importante é chegar no aeroporto com antecedência. Evite chegar no horário já que, se houver algum problema, você conseguirá conversar no guichê da companhia para alterar o voo ou encontrar outra forma para chegar ao destino final”, explicou.
Se a companhia cancelar ou então atrasar o voo, o passageiro deve ter o direito respeitado. “Se o atraso for superior a 2 horas, a companhia aérea deverá fornecer alimentação passageiro. Se o atraso for superior a 4 horas, a empresa deverá enviar o passageiro para um hotel para que ele aguarde com conforto”, acrescentou o especialista.
Reinvindicação
Ontem (18), pilotos e comissários de bordo rejeitaram em assembleia a proposta feita por empresas aéreas. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,4% dos 5.767 participantes da reunião não aceitaram o acordo.
As empresas propõem reajuste salarial pelo INPC, além de adicional de 0,5% para repor perdas inflacionárias, e a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que permita a compra de folgas dos tripulantes.
O sindicato reivindica que, além do aumento pelo INPC, o salário receba adicional de 5% para compensar perdas de 10% nos dois anos de pandemia. Os trabalhadores também exigem que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes e não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo.
As reivindicações são baseadas no alto valor das passagens aéreas e na melhora da situação financeira das empresas, de acordo com o SNA.
Em nota, a BH Airport informou que possui um plano de contingência com as empresas aéreas e as autoridades aeroportuárias.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário